A Ponta do Ouro é uma praia localizada no extremo sul de Moçambique – fazendo fronteira com a província sul-africana do KwaZulu-Natal. Por esta razão, a praia é muito procurada por turistas daquele país e levou à construção de uma vila com muita vida, principalmente no verão. A povoação, que também é conhecida como Ponta d’Ouro ou simplesmente Ponta, é administrativamente uma localidade que pertence à província de Maputo, distrito de Matutuíne e posto administrativo do Zitundo.

A praia é um arco com cerca de sete km limitados por costões rochosos nas extremidades, por uma barra de areia ao largo e por dunas baixas do lado da costa. Por estas razões a praia é muito protegida e própria para desportos náuticos.

Com dunas baixas e uma enorme extensão de areia, esta praia tem uma enorme variedade de actividades para todos os que procuram experiências inesquecíveis: faça Scuba Diving e encontre os recifes de coral e uma vida marinha abundante; aventure-se no Snorkeling e mergulhe nas suas águas límpidas para se cruzar com golfinhos; entre Setembro e Março deixe-se levar pelos ventos de nordeste para fazer KiteSurfing; e claro, descontraia nesta praia ao sol, a caminhar ou a fazer piqueniques.

Se visitar a Ponta do Ouro, poderá ficar hospedado, entre outros, no White Pearl Resort, um hotel referenciado como um dos mais luxuosos e Moçambique, ou no Back to Basics, uma estância que organiza momentos únicos como nadar entre os tubarões, e experimentar o restaurante do Kaya Kweru Resort para uma viagem autenticamente moçambicana.

Se vai à Ponta do Ouro e se ficar alojado no White Pearl Resorts, poderá deslocar-se de helicóptero a partir do aeroporto internacional de Maputo. Se vai de carro, é recomendável que opte por um 4×4. Apanha a estrada para Zitundo e ande durante 16km, assim que possível, vire à direita para apanhar uma estrada que, ao fim de 11km, o levará até ao mar.

Já é possível chegar à Ponta do Ouro em menos de duas horas

Já é possível chegar à Ponta do Ouro em menos de duas horas, partindo da cidade de Maputo. O percurso chegava a ser feito em mais de cinco horas, antes da construção da estrada Katembe-Ponta do Ouro, que faz parte do projecto da Ponte Maputo-Katembe.

O “tapete” começa logo depois da portagem da Ponte Maputo-Katembe, atravessa o distrito municipal Katembe, dando acesso ao distrito de Matutuine. É aqui onde situa-se a segunda portagem montada no projecto. A portagem de Mudissa que tem quatro pistas.

Pelo percurso, localiza-se um conservatório da biodiversidade. Uma reserva que destaca-se pela flora e fauna que preserva elefantes, hipopótamos, crocodilos e outros animais.

Com a construção da infra-estrutura, em menos de uma hora e meia é possível chegar à zona da Fronteira da Ponta de Ouro: uma viagem feita em tempo record, quando comparado com o tempo que era antes necessário.

Menos de cinco quilómetros separam a fronteira da zona turística da Ponta de Ouro, um local bastante apreciado por nacionais e estrangeiros por possuir lindas praias que a costa do oceano índico oferece.

Por estas bandas, a abertura da Ponte e da Estrada Katembe-Ponta de Ouro é aguardada com muita expectativa, principalmente pela aproximação da quadra festiva.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »
WhatsApp chat